quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GALINHA COM DENTES

Algumas pessoas perguntaram se realmente existe galinhas com dentes ou se as galinhas tem dentes
veja aqui:
http://recreiodobutia.blogspot.com/2011/01/galinheiro-movel.html

 Pesquisando na net encontrei respostas muito boas vejam só:

A galinha tem dente numa fase da vida, Todas as aves apresentam, pelo menos um dentinho, quando são filhotes.Pra sobreviver, os pintinhos logo que nascem apresentam um único dente, e graças a ele conseguem sair do ovo. Depois de usar o pequeno dente pra partir a casca do ovo e deixar a antiga "moradia", o dente não é mais necessário e cai dentro de 2 dias de vida. Então elas têm dentes por 2 dias de vida.
Depois que esse dente cai, pra "quebrar o alimento", ela engole algumas pedrinhas que ficam na moela - um órgão extremamente musculoso- e quando o alimento passa pela moela, ela os tritura fazendo uma espécie de mastigação com esse órgão, usando as pedrinhas para auxiliá-la.

Obs.: Portanto, galinha nasce com dente, mas só o utiliza uma unica vez e para uma situãção específica: Quebrar a casca do ovo! Depois disso fica desdentada!


Outro artigo mais serio e muito interessante :
Cientistas da Universidade de Manchester, nos Estados Unidos, fizeram um estudo em que é possível activar genes de galinhas para induzir o crescimento de dentes.

O estudo foi possível depois de o bico de uma galinha mutante chamada Talpid, morta há 50 anos, foi reexaminado, e uma arcada dentária completa foi encontrada. "O que descobrimos foram dentes similares àqueles dos crocodilos. Não por acaso, porque as aves são os parentes vivos mais próximos do réptil".

Os pesquisadores queriam saber se a memória genética da ave - remontando há 80 milhões de anos, quando aves tinham dentes - poderia ser despertada. Então induziram o crescimento em galinhas normais, com sucesso.

Um dos pesquisadores, o professor Mark Ferguson, afirma que a pesquisa, alem de espelhar o pano complexo do processo da evolução, também é aplicado na regeneração de tecidos, incluindo a reposição de dentes perdidos em humanos.



 E neste video vejam o que acontece quando uma galinha toma leite , alimento rico em cálcio


Outra pergunta que fizeram é como se faz para os pintinhos recem nascidos para mamarem na galinha , se o bico nao machuca as tetinhas da galinha

Acreditamos que por isso logo que nascem tem a ponta de seus pequenos bicos cortados , para nao machucar  as maminhas da galinha  e quando crescerem ao bicarem umas as outras nao se machucarem .

Resumindo , as galinhas não tem dentes e não mamam , quem mama é mamífero, aula do primeiro ano do fundamental


Mas tomem cuidado com os avestruzes e Emas  , esses sim possuem dentes afiadissimos e a televisao nao mostra . Cuidado
VAI ENCARAR ?
clique na imagem e vejam , são horripilantes
vejam que até foi feito um tratamento de canal garatindo a saude bucal do bichinho

Até mais vizinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por deixar seu comentario ,por favor deixe seu nome e e-mail