domingo, 2 de janeiro de 2011

TRATOR DE GALINHAS - chicken tractor -

As galinhas normalmente são criadas confinadas,  pois se a criarmos soltas com certeza devemos ter cercas com alambrados para proteger a nossa horta ou canteiro de flores .
Se fizermos um galinheiro móvel  , as galinhas  serão eficientes em retirar todo o  tipo de ervas daninhas , inclusive as  que necessitam ser desenterradas , aquelas que se deixarmos um pedaçinho no solo voltam a infestar o local novamente.
Portanto a idéia do trator de galinhas ou galinheiro móvel  é a colocação em determinado local para que as nossas “operárias” façam o serviço de limpeza do terreno,  onde  após essa limpeza movemos  a casinha  para outro local e assim aos poucos vamos limpando o terreno
O tamanho pode ser variavel e os  modelos de acordo com a criatividade . Mas não necessitam ser muito grandes para não dificultar sua movimentação pelo terreno .
Pode faze-lo para duas , três galinhas  e no inicio deverá estar observando o rendimento  para que ao terminarem seu serviço não comecem a se bicar , brigar  pelo alimento , alem de que ficando tempo acima do necessario acabam cavando buracos  em busca de raízes ou bichinhos .
Claro que não devemos esquecer de  colocar vasilha grande com água fresca  onde não incida o sol e proteção contra chuva ou sol fortes .
Devemos também respeitar um numero Maximo de galinhas por m2  evitando o stress , no maximo quatro e evidente observar  os machos devem ser separados
Como disse anteriormente , elas com suas garras afiadas retiram as plantas , reviram o solo e com seu estrume enriquece, fertiliza  o solo com nutrientes , alem de comerem menos ração teremos ovos de excelente qualidade com consistência mais firme , gemas bem amarelas ., sem falarmos do não uso de pesticidas, herbicidas ,venenos , hormônios de crescimento, antibióticos para a engorda ,etc.
e o importante é que elas nao ficam sempre no mesmo local onde acabam compactando osolo e em alguns casos a falta de limpeza do local com acumulo de estrume causam doenças ..
Teremos uma alimentação orgânica e bem diferente das feitas em escala industrial onde se visa por meios artificiais o maior numero de galinhas por m2, maior lucro com o menor investimento possível
As galinhas ficam durante o dia no galinheiro móvel e no final da tarde são removidas para o galinheiro ou local fixo , elas acabam aprendendo o ‘caminho’ e gostam do local onde passam no poleiro a noite . Não podem ficar no trator pois podem sofrer ataques de outros animais silvestres..
No exterior  como a cultura de alimentos mais saudáveis é mais enraizada  algumas empresas já criam as galinhas neste sistema .
  A minha idéia foi de que seria possível aparar a grama se deixarmos um tempo menor, . assim acabei construindo um modelo simples  para  diversão,  mas é possível usar nossas operarias  para aparar a grama ou limpar todo o terreno .
Abaixo umas imagens de ideias de alguns modelos retirados da net  e amanha coloco as imagens do galinheiro movel que construimos e que funciona perfeitamente .
indico tambem um site onde se usa tambem essa ideia , 
http://sitiocurupira.wordpress.com/tratordegalinhas/

galinheiro movel simples

usado para aparar a grama

preparando o local da horta

chicken tractor

modelo mais sofisticado galinheiro movel

chicken tractor  criação extensiva

vista interna

trator de galinhas

modelo 'exotico"

2 comentários:

obrigado por deixar seu comentario ,por favor deixe seu nome e e-mail