segunda-feira, 13 de abril de 2009

Besouro Serrador

Besouro serrador Oncideres postulatus LeConte
retirado de
http://insects.tamu.edu/images/insects/common/images/b-txt/bimg176.html
Aqui um galho cortado de arvore adulta
E a parte cortada vista de perto
Parece tudo normal mas o besouro com suas fortes mandibulas já cortou a Acácia
A Acacia estava apenas presa pelos barbantes no lugar , cortou inteira


Existe um besouro que chamamos de besouro serrador , bicho serrador , serra pau , bicho carpinteiro .
Neste caso a sua grande maioria pertence a Ordem Coleoptera ,familia Cerambycidae , genero Oncideres
È um inseto que normalmente não causa muitos estragos desde que a infestação não seja muito forte .
Mas o ano passado e este aqui no Recreio do butiá está havendo um numero maior .
Mas o que causa este inseto?
Ele serra pequenos troncos de até 10cm de diâmetro e tem preferência por arvores frutíferas como o abacateiro e Acácias em geral .
Normalmente em arvores mais velhas não há muito problemas a não ser estéticos .
Mas aqui perdi todas as Cássias Amarelas plantadas com três anos de idade .
Quando não cortam a arvore embaixo no tronco principal , cortam a parte apicial e ela não mais cresce em altura
Cortam com perfeição dando a volta no tronco e dizem que trabalha mais a noite , mas temos ouvido o “corta- corta “dele durante o dia .Tem o som como se estivesse serrando realmente.
Normalmente preferem ramos novos pois possuem mais seiva que vai ajudar na alimentação das larvas
Dizem que o macho corta o tronco e a fêmea deposita os ovos na parte cortada .
Nesta parte cortada nascem as larvas e eclodem aos poucos durante o periodo de um ano
Atacam mais na primavera e verão
Portanto o meio preventivo é pegar as partes cortadas e queima-las
Claro que estamos na época dos Eco chatos,daqueles que dizem ser melhor para a planta e que depois nasce mais vigorosa .
Não é bem assim , portanto esta queima é a única permitida por lei para se diminuir a niveis aceitáveis as infestações
Nas imagens temos uma cássia amarela cortada inteira
aqui alguma informação tecnica sobre o besouro

http://www.tede.ufv.br/tedesimplificado/tde_arquivos/11/TDE-2008-11-04T105730Z-1452/Publico/texto%20completo.pdf

No globo rural passou uma pequena reportagem

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM911913-7823-INSETO+CONHECIDO+COMO+BESOURO+SERRADOR+DESTROI+JABUTICABEIRAS,00.html

11 comentários:

  1. Esses coleópteros serradores não deixam meus abacateiros produzirem. Quando era criança pensava que eram pica-paus que serravam, depois descobri que eram esses besouros.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma chacará em Campina Grande do Sul - Paraná e sempre encontro os galhos cortados pelo bicho Serrador. Em uma reportagem do Globo Rural eles comentaram que o único meio de combate é queimar o galho serrado, pois é aonde a larva irá se desenvolver. Sempre fico observando as arvores, no entanto ainda não consegui ver o bicho serrador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Curitiba e já vi o bicho pau cortando arvore no meu local de trabalho.

      Excluir
  3. Estimados: Tenho queimado os galhos cortados pelo serrador, galhos de todos os portes, inclusive arvores de 10 cm de espessura, particularmente abacateiros, pitangueiras, ingazeiros, goiabeira, fruta do conde, jambolão, mas como minha casa,e meu pomar, é na orla de um matagal, reconheço que minha luta é inglória. Faz mais de um ano que todos os finais de semana, acho que de setembro a abril, eu tenho queimado estes galhos. Sinceramente, não vi nenhuma diminuição no ritmo do corte, mas ainda não desisti.

    Forte abraço a todos

    Oscar Kronmeyer - oscar@kronmeyer.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma PRIMAVERA maravilhosa no fundo de minha casa. De uns dias pra cá, reparei que pequenos galhinhos vem sendo cortados, e normalmente são galhos das pontas da primavera, com mais ou menos 1 cm de diâmetro e até menor. Será que esse besouro serrador está atacando minha PRIMAVERA ?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. tenho um grande pé de gameleira em meu terreno e venho encontrando uma enorme quantidade de galhos serrados caidos ao seu redor.gostaria de saber se alguem conheçe algo que possa fazer para ao menos tentar controlar este desbaste abusivo por parte destes besouros serradores.abraço a todos.

    walempequeno@hotmail.com
    11 de março de 2011 09:55

    ResponderExcluir
  6. como foi dito deverá queimar os galhos que caem da arvore , é lá que estao as larvas .Fazendo isso sempre diminuirá em muito a sua população , mas se os seus vizinhos nao fizerem o mesmo nada adianta . Apenas para diminuir a sua população e nao elimina-los pois isso faz parte da natureza.

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    A infestação do Besouro Serrador ocorre no outono/verão e principalmente quando ocorre períodos de seca. Deve-se queimar imediatamente os galhos serrados para eliminar as larvas.
    Não há veneno para eliminar o Serrador, uma forma eficaz de combate-lo é ter solta no pomar algumas Galinhas de Angola que localiza e come o inseto adulto.

    ResponderExcluir
  8. É uma luta inglória, sim! Mas não desanimamos. Assim que vemos os galhos serrados, espreitamos pois os casais vão pousar neles. Se tiver buraquinhos regulares, que é onde estão as larvas, significa que já é tarde. Caso contrário, eles vão chegar... Assim, já pegamos até 8 insetos de uma vez, nos galhos maiores. Depois, tem que queimar os galhos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho sítio em Juqutiba e o serrador está fazendo esteagos demais. Nos abacateiros vários galhos grossos, um galho bem grosso da laranjeira, o tronco principal de um limoeiro rosa. Vou queimar galhos, pois não achamos o bichinho serrando para matá-lo.

    ResponderExcluir
  10. Moro em Mafra SC,aqui na casa dos meus pais tem desse bicho também!!!E não sabia sobre a queima dos galhos!!!Mais agora vamos fazer isso pois tem muitos e esses dias meu filho estava brincando na sombra de uma árvore no jardim e caiu um galho bem grosso bem pertinho dele,se caísse na cabeça tinha machucado ele porque eles cortam alguns galhos bem grossos!!!

    ResponderExcluir

obrigado por deixar seu comentario ,por favor deixe seu nome e e-mail