quinta-feira, 2 de abril de 2009

Está faltando metragem no meu Terreno


imagem HUM
IMAGEM DOIS

Muitos nos procuram dizendo que seus imoveis nao tem a metragem que compraram .
Apesar das informações prestadas a maioria não segue as recomendaçoes .
Vamos então explicar que :

Apesar do Recreio do Butiá ter sido implantado irregularmente existe uma planta com a demarcação dos lotes e com as devidas medidas
O problema é que muitos não seguem as medidas constantes na planta .


Assim todos os lotes foram medidos e demarcados de acordo com esta planta .

As medidas foram feitas com equipamentos corretos e topógrafo.

Alguns co-proprietários teimam em medir com metros de bambu , metros de madeira ,
Trenas ching –ling , correntes etc...
Se um topógrafo que trabalha na profissão já é difícil de encontrar um bom , muitos cometem erros ,imaginem pessoas sem a especialização
Um metro destes de pedreiro quando medir um terreno com vinte metros na verdade mediu 20,20m ou seja 20cm a mais .

Portanto existe uma planta de referencia mas alguns medem e acham que está faltando e hoje como não podem avançar para os lados estão avançando em cima da RUA.

Quando o loteamento foi implantado as ruas foram demarcadas com dez metros de largura que é a medida mínima para qualquer caminho de regularização .

Portanto em qualquer caminho para regularizar na hora da vistoria não será aprovado e o processo vai ser arquivado por falta de providencias.

As pessoas tem de MEDIR seu imóvel antes de comprar e não depois

Antes de se fazer o seu muro o correto é chamar o topógrafo , ele tem pratica e tem aparelhos práticos e rápidos e darão a você a localização e medidas certas

Se está faltando metragem deve se entender com quem lhe vendeu o imóvel e não achar que a rua é culpada

A culpa é de quem lhe vendeu o terreno e não a Rua

A Associação pode , deve e tem poder para fiscalizar

mas como não houve consenso em o que cada morador pretende , parecem nao se importar e aí um dia ,quando a prefeitura fizer a fiscalização , simplesmente poderemos ter ruas ,sem calçadas em alguns pontos ou passeios estreitos onde mal passa uma pessoa .
a prefeitura em muitas cidades apenas coloca as guias e se preocupa somente com a largura transitável de veículos e caminhões
.Afinal eles podem perder votos se indispondo com os eleitores
E nos ficamos com características de favela.


Outro fator é que TODOS CO-PROPRIETÁRIOS assinaram em cartório que poderá existir uma diferença de metragem de até 5%

ESTÁ NA SUA ESCRITURA QUE PODE TER UMA DIFERENÇA A MENOR DE ATÉ 5%


Vejam este exemplo hum (clique na imagem para ampliar) onde consta a metragem de 1470m2 do terreno A
E todas as medidas
O cidadão acha que sua frente tem de ter 30m e veja que a medida correta é 29,80m de frente até os fundos
Mas aqui temos um erro na marcação da metragem pelo desenhista
Se fizermos as contas percebemos que a metragem correta é de 1442 m2 conforme exemplo dois .
Portanto o co-proprietário é tentado a avançar na rua para compensar a diferença
Está errado !!!!!!!
Mesmo que vá reclamar , veremos que 1470m2 x5% = 73,5m2
Significa que pode faltar até 73,5m2 de terreno
Ele tem no mínimo 1396,5m2
Isto significa que se a rua não tem dez metros deve recuar , A rua deve ter dez metros
Ele deve recuar em até 2,40metros para dentro se preciso.
Se tiver de recuar mais ou seu terreno não tem a metragem de acordo como está em seu documento deve pedir ressarcimento com quem lhe vendeu e não invadir .

Portanto quando vier as guias na rua o problema deverá ser resolvido entre o co-proprietário e a Prefeitura municipal de Cotia .

4 comentários:

  1. MEU TERRENO É DE ESQUINA E MEDE 321,00MT SÓ QUE NA VERDADE TEM 337MT, EU JA COMPREI A CASA CONSTRUIDA E MURO FEITO... AGORA MEU VIZINHO ESTA RECLAMANDO 16MT QUE FALTAM NO TERRENO DELE, SE EU TIVER QUE DEVOLVER O MURO VIRÁ PARA DENTRO DO MEU QUARTO, ELE NÃO QUER ME VENDER OS 16MTS O QUE EU POSSO FAZER? ELE PODE DERRUBAR O MURO?

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Eli meu email é elim.santana@hotmail.com

    depois de lerem espero que me ajudem....

    o que acontece é o seguinte:

    comprei uma casa que ja estava murada... meu terreno é de esquina e mede 321,00mts o terreno do meu vizinho (de fundo) também tem a mesma metragem (no documento) só que ele achou que o meu era maior que o dele, chamou um topografo e constatou o erro. o meu tem 16mts alem do ideal (certo seria 321 e tem 337) o dele está faltando 33mts, consequencia disso ele quer derrubar o muro da divisa e trazer pra dentro do meu quarto... pegando os 16 mts que está sobrando no meu, ofereci de comprar os 16 mts mas ele não quer vender , quer aumentar sua construção... o que devo fazer?
    e qto ao retante que ainda falta no terreno dele?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    o meu sogro loteou 2 lotes de terrano( foi medido por um topografo tudo como deve ser) para os filhos,na nossa parte construimos uma casa e agora para a aceitação de loteamento definitivo e podermos fazer o muro á volta verificou-se que um dos lotes tem 30 cm a mais( deve ser a largura de um muro +-). Não sendo possivél fazer o muro devido a essa diferença será que tenho o dever de pagar por uma rectificação quando o erro ~foi de quem fez mal a medidas quando do loteamento?será que entre irmaos nao se pode fazer um acordo por escrito pois ao construir o muro essa diferença já nao vai existir?será que alguem me pode ajudar neste assunto? Obrigada. juliacalisto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Por favor ignore o comentário acima, pois não sou residente no brazil por isso a lei deverá ser diferente.
    Peço desculpa pelo lapso.

    ResponderExcluir

obrigado por deixar seu comentario ,por favor deixe seu nome e e-mail